top of page
  • NemaBrasil

Soja enrugada ou Falsa virose!

Quedas de temperaturas fora de época podem provocar uma reação nas lavouras de soja, ocasionando a chamada falsa virose ou enrugamento foliar.


O fenômeno se dá quando a planta manisfesta alguns sintomas de enrrugamento foliar, parecido como se estivesse sendo atacada por vírus, porém eses sitomas são resultados da alta amplitude térmica que causam distúrbios fisiológicos na planta.


No entanto, a planta de soja consegue se recuperar não causando reflexos na produtividade. É possivel, que haja um atraso vegetativo por parte da planta, em áreas com baixa oferta de chuvas, gerando um fechamento tardio das lavouras.


A tendência é que o problema continue se manifestando e aumentando nas próximassafras, à medida que a semeadura está cada vez mais antecipada.


Porém não é apenas o frio que pode causar a falsa virose, nematoides, fertilidade, pragas e doenças do solo também são variáveis que podem causar esses sintomas.


O mais importante é o produtor saber o histórico da sua lavoura, conhecendo os problemas da sua área, realizando um acompanhamento constante.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page