ENCONTRE AQUI TUDO SOBRE

COLETA

A amostra deve ser representativa da área afetada, de modo que permita ao laboratório conclusões seguras quanto à avaliação quantitativa e qualitativa da população de nematoides presentes na área amostrada. Para que isto ocorra, vários cuidados devem ser tomados com relação ao tamanho e numero das subamostras, profundidade e padrão da amostragem.
 
As amostras de solo devem ser coletadas na rizosfera das plantas com sintomas, incluindo-se no mesmo recipiente as raízes com os sintomas que forem encontrados.
 
RECOMENDAÇÕES PARA COLETA DE AMOSTRAS NEMATOLÓGICAS.
 
1. A coleta de amostra deve ser feita, preferencialmente, entre o florescimento e a colheita, e sempre que possível coletar amostras de solo e raízes (principalmente radicelas) com umidade natural, evitando coletar amostras em condições de encharcamento ou excessivo ressecamento, e nunca adicionar água na amostra.
 
2. Em áreas que não se visualiza os sintomas, a amostragem deve ser feita em ziguezague. Em áreas que apresentam os sintomas (reboleiras), a amostragem deve ser feitas nas plantas que se encontram nas periferias das reboleiras, em uma profundidade de 0-25 cm. Deve-se coletar subamostras de solo e raízes, e mistura-las tornando-se uma amostra composta de no mínimo 500 gramas de solo e 100 gramas de raízes.
 
3. Acondicionar as amostras de solo e raízes no mesmo saco plástico e identificar com o máximo de informações como, local da coleta, nome e telefone do proprietário, cultura anterior e atual da área, dia da coleta, condições climáticas.
 
4. Enviar a amostra o quanto antes para o laboratório, não deixa-las expostas a calor excessivo. E se necessário armazenar as amostras em geladeira, nunca em freezer.
Ferramentas ideais para coleta de solo e raiz

Ferramentas necessárias para as coletas são, enxada ou enxadão, sacos plasicos, balde, etiquetas, caneta.

Modelo de amostragem

Amostrar em zigue-zague quando não há sintomas ou na periferia da reboleira, coletando amostras de raizes com sintomas moderados, evitando plantas quase mortas.

Coleta do solo e raizes.